fbpx

This Little Room

this little room
This Little Room

This Little Room

8 dicas para escolher o papel de parede para o quarto do bebé

O papel de parede é, para além de a maioria das vezes o elemento chave, na criação de um ambiente aconchegante e diferenciador, uma das formas mais rápidas de ver uma mudança radical num ambiente, sem horas de espera, sem sujidade ou vários dias de trabalho.

Sabemos que há um mundo de hipóteses disponíveis, e muitas dúvidas e mitos, aliadas à vontade e responsabilidade de escolher papel de parede para compor o quarto mais especial da casa. 

Nesta fase em que são os pais a escolher aquilo que gostariam para o espaço da sua criança, há várias questões sobre as quais não devem deixar de pensar. 

Porque o que mais nos pedem é para ajudarmos nessa tarefa de que tanto gostamos, deixamos aqui alguns dos principais pontos a pensar para ajudar a fazer a escolha certa.

  1. Cores e tema 
Ocean

Pense se é um quarto que desejaria mudar dentro de poucos anos, ou se gostaria de fazer escolhas que sejam capazes de acompanhar o crescimento do bebé/ criança até uma fase escolar. 

No caso de ser um espaço cujo papel de parede possa ser mudado dentro de 2-4 anos, por exemplo, pode optar por um padrão e tons mais infantis.

Se gostaria de ter mais do que 2 tons no quarto, este pode ser um elemento que unifica todos esses tons, ou, pelo contrário, o elemento neutro que dá o equilíbrio necessário à distribuição de cores.

Regra geral, gostamos de sugerir tons menos fortes e vibrantes para o papel de parede dos quartos de bebé, tudo o que possa evitar um ambiente demasiado pesado e que não promova a tranquilidade.

Para um toque de conforto, sem grande presença, poderá optar por papel texturado, liso, de cores suaves, riscas discretas, desenhos pequenos.  

  1. Onde colocar

A escolha da parede ou paredes onde colocar o papel de parede vai depender de vários factores.

De forma a tornar os ambientes mais equilibrados ou minimizar custos, opta-se cada vez mais por aplicar o papel em apenas uma parede ou usá-lo numa faixa vertical ou horizontal.

Pode optar por dar destaque à parede do berço, ou por criar uma barra horizontal até à altura da cómoda ou cabeceira da cama, que funciona como lambrim.

Caso queira optar por uma imagem única, sem repetições, pode escolher um Mural para uma parede de destaque.

Outra ideia engraçada é também a de optar por dar destaque ao tecto, optando por um papel de parede com uma cor e desenho que faça sentido colocar nesta superfície.

Garanta que o acabamento das paredes é o adequado e opte pela melhor solução para si.

  1. Padrão

Sabemos que a maioria das pessoas fica com medo, só de ouvir esta palavra. Acreditamos que este é um dos maiores receios de quem quer arriscar num papel de parede: optar por um padrão demasiado forte e cansativo, do qual se arrependam de imediato. Mesmo no quarto do bebé.

Comece por perceber quanto gostaria que o padrão tivesse  destaque.

Caso queira um papel mais marcante, a escolha pode passar por padrão de maior dimensão ou mais cor. 

Nunca se esqueça que se trata de um quarto de bebé e que este deverá ser o mais sereno e repousante possível. Deverá ter isso em conta. Caso opte por um padrão mais denso, tente sempre «amenizar» com a escolha de um tom mais claro. 

Usar um padrão ou desenho grande apenas numa parede pode ser uma maneira de evitar que este se torne visualmente mais pequeno.

Um quarto mais pequeno poderá ganhar largura com riscas horizontais e altura com riscas verticais. 

  1. Durabilidade e manutenção

Sabia que a maioria dos papéis de parede vendidos actualmente têm uma durabilidade que pode chegar aos 15 anos? Verdade.

Enquanto a utilização de tinta para o revestimento das paredes, implica renovação mais frequente, para que estas mantenham o mesmo aspecto novo, a manutenção do papel de parede implica quase sempre apenas uma passagem com 1 pano húmido que elimina alguma mancha ou acumulação de pó.

Com a passagem dos anos, mesmo as tintas laváveis acabam por se degradar. Para além de ficarem mais expostas a qualquer pancada, as constantes lavagens vão retirando camadas de tinta.

Pense no tipo de manutenção que está disposto a ter. Isto pode ditar optar por um investimento maior no presente, mas uma poupança a longo prazo.

  1. Preço

Existe uma grande variedade de fornecedores de papel de parede, e um vasto leque de preços.

Esta diferença de preços em a ver com questões como a própria marca, desenho, composição, designer, largura…

O papel de parede não tem necessariamente que ser caro. Caso tenha ficado apaixonada/do por um determinado papel de parede e seja de um valor elevado para o que havia pensado, não ponha de parte esta ideia.

Ao pensar colocar papel de parede no quarto do bebé, e ao definir um orçamento para o mesmo, não deve deixar pensar que a sua compra poderá ser não só do papel mas do serviço de aplicação do mesmo. Significa pensar num valor de produto + serviço.

Vendido maioritariamente ao rolo, pode optar por escolher apenas uma parede ou zona, de modo a minimizar o investimento no papel, ou pode simplesmente procurar um semelhante, de uma marca mais acessível. Não se engane nos cálculos, nós podemos ajudar (link para outro artigo ou vídeo)

  1. Aplicação e remoção

Aplicar um papel de parede não é um bicho que sete cabeças, mas, como todos os serviços técnicos, existem questões que preferimos deixar ao cargo de profissionais. Caso não tenha a certeza de como o fazer, pense se está disposto a arriscar estragar o papel e ter que o comprar novamente, caso fique com bolhas ou não acerte com as faixas do padrão. 

Outro receio que ainda impede a maioria de arriscar no papel de parede, é a ideia de que se quiserem mudar, será muito difícil de retirar o papel de parede. 

Nos dias que correm, isto já não é uma verdade. Quer seja papel auto-adesivo ou papel aplicado com cola, a sua remoção será mais fácil, rápida e limpa do que qualquer serviço de pintura, por exemplo. Na maioria dos casos só irá mesmo necessitar de água quente e alguma paciência.

  1. Composição

A escolha do papel de parede para o quarto do bebé no que diz respeito à sua composição, pode ser importante sobretudo em questões como ser lavável ou mais difícil de se estragar.

Da celulose ao vinil, passando pela palhinha ou pelo TNT (tecido não tecido), existe papel de parede com várias composições.

Sabemos que o bebé vai crescer e na sua necessidade de exploração do espaço, poderá acabar por riscar ou mesmo tentar arrancar o papel. 

No caso de optar por um papel vinílico, mais grosso e lavável, será mais fácil garantir que este se mantém por mais tempo.

  1. Quarto para 1 ou para partilhar com irmão/irmãos 
Ocean

Aa intenção de vir a ter mais filhos que terão que partilhar o mesmo quarto é também um dos condicionantes para a escolha da decoração do quarto e, por sua vez, do papel de parede do quarto do bebé.

Caso seja ou venha a ser um quarto partilhado por crianças de idades e/ou sexos diferentes, não deverá optar por padrões demasiado infantis.

Achamos que aqui faz ainda mais sentido optar por um papel de parede de tons neutros, por exemplo branco e cinza ou branco e bege, optando por misturar outras cores em detalhes como as almofadas, iluminação, ilustrações e outros detalhes decorativos. 

Uma ideia engraçada é também a de conjugar 2 papéis de padrão diferente, mas mesma cor, com temas adequados a cada criança, de forma harmoniosa e equilibrada. Ou ainda juntar 2 padrões iguais com cores diferentes. 

Há um mundo de possibilidades em www.thislittleroom.pt/shop .

Caso continue com dúvidas, siga-nos para mais inspirações ou contacte-nos para o ajudarmos com o seu novo projecto.

Partilha Este artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Projecto This Little Room

Miriam Sequeira

Ceo & Content Creator

Arquiteta de formação, decidiu alargar a sua área de intervenção com formação extra em decoração interiores, uma paixão pessoal.
Em 2015 abriu a  «This Little Room», sendo cofundadora do primeiro atelier português dedicado exclusivamente a projectos de espaços infantis.

Miriam Sequeira

Os Meus Favoritos
Shop This Little Room

Visite a nossa Loja

Para a Sua Casa

Visita a Nossa Loja Online

error: Content is protected !!

Junte-se a nós, e receba todas as novidades sobre decoração

Assine a nossa Newsletter Semanal!