fbpx

This Little Room

Papel de PArede This Little Room
This Little Room

This Little Room

5 dicas para escolher cores para um quarto infantil

Bom…num quarto infantil, tudo é permitido!  Mas, como em tudo o que fazemos, tem que haver uma boa razão para a escolha.

A cor tem a capacidade de influenciar o nosso estado emocional. Consegue ajudar tanto a acalmar como a criar agitação. Isto acaba por ser ainda mais verdade no caso das crianças, que são mais sensíveis ao impacto da cor.

Posto isto, nenhuma cor está interdita, convém apenas ter em conta estas questões básicas e jogar sempre com o equilíbrio. Se a criança gosta mesmo muito de um rosa forte, ou de um amarelo ou laranja…ou mesmo azul escuro, porque não? Apenas terá que ter em conta onde e em que quantidade usar as cores mais fortes.

Tenha atenção na quantidade da cor

Regra geral, gostamos de sugerir tons menos fortes e vibrantes para os quartos infantis. Porquê?

Exatamente por isto: tons suaves, neutros e luminosos acabam por contribuir para um ambiente menos agitado e repousante.

Outro fator importante a ter em conta é que a mistura de brinquedos, livros e outros detalhes que também farão parte do espaço infantil, também vão trazer cor e alguma confusão visual ao espaço. Por isso mesmo tentamos sempre reduzir isto, na sua base.

E isto acaba por ser uma comum para as várias idades, quer seja num projeto para um «berçário, ou para um quarto de adolescente.

Quem conhece alguns dos nossos projetos pode concordar comigo quando digo que quarto com cores menos fortes não é sinónimo de quarto pouco alegre, pelo contrário.

Opte por uma base neutra

Escolha elementos e superfícies maiores, em branco em tons mais claros ou faça isto com a maioria, mas adicione uma peça de um tom que se destaque, afinal, são quartos infantis.

Deverá ter em conta que mobiliário de tom mais escuro torna o espaço visualmente mais pequeno e cansativo visualmente, o que pode funcionar bem em alguns casos e outros não.

Caso queira que os móveis escolhidos sejam intemporais de não cansem, para além de linhas mais direitas, opte por tons claros e neutros. Sugerimos o branco, o cinza, o bege…e também pelo fator «cansativo» preferimos peças de cor única.

Use as cores naqueles elementos que poderá facilmente ir mudando com a idade ou até renovando nas estações. Com a idade as crianças vão adquirindo novos gostos e poderá sempre ir fazendo as pequenas renovações tendo em conta esta questão.

Equilíbrio na escolha da paleta de cores

Se tem medo de arriscar na cor na altura de escolher os detalhes e elementos de destaque, escolha um máximo de 3 cores que sejam complementares ou contrastantes (mas que funcionem na perfeição juntas), ou opte por 3 variações do mesmo tom, do mais claro para o mais escuro, ou vice-versa.

Pode usar como base para a escolha das cores da divisão, um tecido, papel de parede, ilustração… de que tenha gostado muito. Caso seja um desenho com várias cores, é excelente, pois este vai ser o responsável por garantir a «união de tudo».  A partir daqui, escolha as cores que surgirão em apontamentos de cor plana, como as almofadas, prints, iluminação, etc.

Função e cor

Uma vez que as cores mudam a sensação que temos nos ambientes, é realmente muito importante começar por pensar o que se pretende daquele espaço.

Caso se trate de um quarto de dormir ou em que a função maioritária seja o repouso ou até mesmo o repouso e o estudo, as cores escolhidas deverão contribuir para o descanso, calma e concentração. Estas deverão ser cores menos ricas e vibrantes e poderemos pensar em tons como o azul, verde claro ou água, ou mesmo o rosa clarinho.

Se estivermos a decorar um quarto de brincar ou um espaço exterior, poderemos adicionar um pouco de temperatura às cores escolhida, dando um pouco mais de ênfase, por exemplo, ao amarelo, ou até mesmo introduzir um ou outro apontamento de vermelho, cores ligadas à alegria e energia.

Procure criar uma continuidade ao longo da sua casa

Não estamos a dizer que todas as divisões deverão ser iguais, mas acreditamos na necessidade de um fio condutor, ou linguagem comum presente em toda a casa. Afinal, a casa deverá ser o reflexo dos seus habitantes, da família e depois, cada espaço próprio deverá ter um pouco da personalidade de cada um.  Fácil?

Pense no que gosta de usar diariamente, por exemplo, na sua roupa. Se não é capaz de usar umas calças verde-alface, porque é capaz de decorar toda uma divisão da sua casa à volta dessa cor?? Isto fará sentido para o quarto do seu filho?

Este deverá ser um dos pontos de partida para a escolha da decoração para a sua casa, cores de que goste e com que se sinta bem no dia-a-dia. A partir daqui, para que todos os espaços possam comunicar entre si, sugerimos por exemplo a escolha de tons e acabamentos semelhantes para paredes, maioria do mobiliário e pelo menos uma cor que surja repetidamente em detalhes de todos os espaços.

Essa cor deverá ser depois conjugada com outras que façam sentido para cada divisão.

Como exemplo, se para os detalhes da sala escolheu amarelo, azul marinho e menta, poderá depois ir buscar o menta como ponto de partida para o quarto de criança, adicionando-lhe azul claro e rosa, ou lilás, ou até os mesmos tons que já usou na sala ( se isso fizer sentido para si).

Estes são alguns princípios que temos em conta nas decisões sobre a escolha de cores , mas tudo deverá ser filtrado pelo bom senso. Se precisar de ajuda para escolher as cores para o novo quarto das crianças, não hesite em contactar-nos.

Partilha Este artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Projecto This Little Room

Miriam Sequeira

Ceo & Content Creator

Arquiteta de formação, decidiu alargar a sua área de intervenção com formação extra em decoração interiores, uma paixão pessoal.
Em 2015 abriu a  «This Little Room», sendo cofundadora do primeiro atelier português dedicado exclusivamente a projectos de espaços infantis.

Miriam Sequeira

Os Meus Favoritos
Shop This Little Room

Visite a nossa Loja

Para a Sua Casa

Visita a Nossa Loja Online

error: Content is protected !!

Junte-se a nós, e receba todas as novidades sobre decoração

Assine a nossa Newsletter Semanal!